HPB é a sigla para Hiperplasia Prostática Benigna."Hiperplasia" significa basicamente “aumento do tecido pela multiplicação das células˜.

Assim, HPB significa o aumento benigno da próstata.

Benigno ! Portanto, não tem relação com o câncer de próstata !

A próstata é uma glândula presente somente nos homens, e envolve uma porção da uretra (“canal da urina”), e está situada acima do reto e inferiormente à bexiga. Produz o PSA- detectado em exame de sangue,  e cerca de 25% a 30% do total do sêmen humano.

Naturalmente, a próstata tem a tendência a crescer com o passar dos anos, principalmente após os 40 anos de idade. Em muitos homens, esse crescimento é contínuo e exagerado, por assim dizer. Assim, pode causar sintomas urinários, como a obstrução da passagem da urina pela uretra.

Saiba que existem alguns fatores de risco para HPB, entre eles:

1- idade : principalmente após os 50 anos de idade e, perto dos 60 anos, mais de 30% dos homens terão esse problema.

2- História familiar de primeiro grau.

3- Diabetes e doenças cardiovasculares.

4- Hábitos de vida, como a obesidade.

Os principais sintomas  são:

1- retenção urinária / dificuldade de esvaziar a bexiga,

2- sensação de peso na bexiga,

3- jato de urina fraco,

4- aumento da frequência urinária com a necessidade de "ir o tempo todo urinar",

5- fazer força para urinar

Existe tratamento para HPB, e este pode ser desde medicamentoso ou cirúrgico.

Não hesite em procurar pelo urologista e faça a sua avaliação. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, maiores as chances de ter uma vida saudável.